segunda-feira, 8 de setembro de 2014

As perguntas de um iniciante na aerografia.


Muita pessoas estão se interessando pela aerografia com a grande difusão das luminárias de PVC. Mas essa mesma galera que tem me perguntado,como se faz, como é que se consegue tamanha perfeição em alguns trabalhos. Bom, eu não sou nenhum expert e como a maioria eu fiz muitos testes e continuo fazendo . Mas nesse meio tempo, já que no Brasil a arte ainda é pouco difundida. Resolvi então responder a algumas perguntas que eu acredito que sejam as mais frequentes dos que querem iniciar nesse mundo.

Qual é o equipamento que se precisa?

Bom, algumas coisas são mais indispensáveis que outras, porém as que parecem ser dispensáveis são itens de segurança, precisamos saber que toda segurança menor que for não tem preço, sua saúde sempre em primeiro lugar.

Compressor de ar

O compressor é indispensável, mas qual compressor escolher? Existem tantos modelos e marcas no mercado que chega a ser impossível relacionar todas, mas aqui vai alguns modelos.


Este é o que eu uso. Este é para fazer todo tipo de pintura até de paredes, é muito importante o compressor ter a válvula de escape de pressão, o manômetro (que mede a pressão do ar) e o filtro de ar, este tem uma válvula de escape da pressão, o manômetro de pressão para o aerógrafo, e se o compressor enviar uma pressão maior do que o aerógrafo aguenta... bom, isso NÃO É BOM. Portanto se você não tiver, um medidor externo de pressão e uma mangueira com o filtro de ar embutido, não compre este. Mais pra frente eu pretendo analisar e explicar cada um dos itens dessa lista a fundo. Por enquanto eu deixo uma sugestão de compra:

Este WKp03 da WebKits tem um custo benefício ótimo e pelo o que eu tenho ouvido falar, ele não é de dar problema tão cedo. O valor é de R$299,00 tem sites que tem aerógrafos juntos com o compressor vale a pena procurar.
Uma coisa importante veja as autorizadas perto de sua casa, o tempo de sua garantia, cuidado com compras na internet geralmente elas não cumprem a garantia.
Compressor WKp03

Este abaixo tem um reservatório e é ideal para pinturas longas,  

Para quem quiser conferir:

Aerógrafo dupla ação

 Existem vários tipos de aerógrafo no mercado, como eu disse antes, depois vou aprofundar mais no assunto. Por enquanto vou apenas dizer que existem aerógrafos de dupla ação, ação simples, por gravidade e por sucção entre outros. Então como escolher? O aerógrafo mais usado para o tipo de pintura que estamos abordando seria o dupla ação por gravidade, para mim ele é o mais versátil e por ser com gravidade, ele aproveita mais a tinta no copo.
 Aerografo TG130

Para quem quiser conferir:


Aerógrafo ação simples

Este eu uso para uma pintura mais ampla, como o fundo das luminárias em meus videos mostro como fazer isso.
 https://www.youtube.com/watch?v=dZbt6iFsfl0&list=UUdjRknP8BcCvn-GkjiriLhw 
Entre no youtube se inscreva em meu canal, para receber os videos diretamente quando eu postar, de um curtir isto me ajudara para fazer mais videos para que todos nós possamos aprender um pouco e muitos possam aprender desta arte maravilhosa.
Este kit sai até por 39.00 reais veja o link abaixo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-584806596-kit-aerografo-pistola-de-pintura-6-pecas-bronzeamento-a-jato-_JM



Tintas

As tintas de poliester por que elas não precisam de catalizador e são mais baratas que as de PU. Mas para começar eu recomendo com as tintas a base de água, elas são mais fáceis de diluir e de limpar - você não achou que porque o aerógrafo é pequeno que ele não faz sujeira não é? As tintas de poliester são diluídas em tinner e são relativamente baratas, algumas tintas veem grossa para passar no bico do aerógrafo, então tem que ser diluídas.

Outros

Bom, enfim chegamos a parte dos "dispensáveis", mas eu recomendo a cada um de vocês: não deixem de ter, pois eles são muito importantes.

- Óculos de segurança. 
Você não vai querer tinta nos olhos muito menos tinner quando estiver limpando tudo.

- Luvas.
Sem elas você pode ficar alguns dias com os dedos mais pintados que as suas obras. Eu utilizo as cirúrgicas mesmo.

- Máscara.
Fica melhor para ver suas obras prontas se você não estiver intoxicado. Apesar de recomendável, não há necessidade de ser aquelas máscaras para guerras nucleares. Em qualquer casa de tintas eles vendem ótimas mascaras, ênfase para as da 3M.

- Papel Kraft.
Pessoal, o rolo não é caro e vale a pena para evitar que a sua bancada de trabalho, seja ela qual for, fique colorida.

- Papel toalha.
Olha, não levei muito tempo para me dar conta da importância desse item. Já reparou como o papel toalha é útil? Secar fritura, secar xixi de cachorro, limpar aerógrafos e para retirar poeira do que você esta para pintar. É sempre bom ter.

- Chave de fenda.
Boa para abrir latas de tintas, mas pode ser qualquer coisa mesmo.

- Um local aberto e ventilado, ou fechado e MUITO bem ventilado.
Afinal de contas você não quer parar no hospital com uma intoxicação não é? Imagina quantas ideias boas você pode perder enquanto estiver lá?

- Máscaras de pintura.
Este aqui foi uma chatisse para encontrar. Afinal de contas, o que que é essa tal máscara que tanto falam?? Você com certeza conhece ela... A famosa fita crepe! Tá, vamos ser honestos, uma fita crepe, apesar de não parecer, tem uma aderência muito alta para tintas recém aplicadas. Então vamos fazer jus ao nome. Recomendação: a 3M tem uma fita verde que pode ser achada em qualquer casa de pintura, eu SEMPRE uso ela, é extremamente boa, no meu conceito, ela não é larga, então caso eu vá mascarar alguma peça muito grande, prendo papel kraft com ela. Em adicional eu uso uma fita bem mais fina. Eu não sei explicar muito bem do que e como é feita, e adianto que no Brasil é extremamente complicado de achar essa fitinha. Ela é altamente "esticável" e é ótima para fazer curvas. O rolo com alguns metrinhos com 5mm de largura me custou uns R$14,00. Vamos utilizar muito ela em projetos mais avançados.

Bom, acho que isso é o básico pessoal.

Pergunta 2:
Quanto custa?

Bom, é difícil dizer, já que não sei com o que você quer começar. Mas vou usar de referência a lista completa.

- Compressor: R$299,00 na internet, sem reservatório com reservatorio 450,00

Aerógrafo: R$100,00, ação dupla, 40,00 ação simples

- Tintas: R$7,00 assumindo que você vá comprar 4 cores 
- Óculos de segurança: R$2,50

Caixa de luvas cirúrgicas: R$17,00

- Máscara de proteção: R$5,00


Bom é isso qualquer duvida deixe comentários, acesse o face https://www.facebook.com/atelie.cantinhodoceu

Não me responsabilizo por nenhum site que comentei aqui, só postei porque esses são os mais completos em equipamentos que eu uso.

Pessoal que DEUS abençoe a todos espero ter ajudado, toda parte sobre pinturas e artesanato busquei, fiz testes, quebrei a cabeça passei dias tentando resolver os problemas e agora que tenho minhas técnicas,  não sou profissional mas hoje sou um artista reconhecido e com vários programas em TV sendo maioria sobre passo a passo e difusão de artes, reciclagem e etc, para ajudar a todos.

0 comentários:

 
;